top of page

Sonho de valsa e planejamento tributário: a fantástica fábrica de economia de impostos

  • Foto do escritor: Andressa Targino
    Andressa Targino
  • 8 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Os tributos estão em tudo. O que fazemos, o que consumimos, o que comemos, absolutamente tudo está sujeito a alguma carga tributária, em maior ou menor grau. Para o empresário brasileiro, em especial, além da onerosa carga tributária, o custo de conformidade (aquilo que se gasta para conseguir apurar e declarar os impostos corretamente) é extremamente alto.


Então, o que fazer para economizar em impostos se somos todos obrigados a recolhê-los aos cofres públicos? Que tipo de diferencial competitivo uma empresa pode ter em relação à outra do mesmo setor e do mesmo porte? A resposta a estas perguntas é fácil (o que não quer dizer que seja simples): planejamento tributário.


Um bom planejamento, que deve sempre ser acompanhado por profissionais da área tributária, pode representar um enorme diferencial competitivo, diminuindo as despesas operacionais e, por consequência, aumentando a margem de lucro. Isso tudo, é claro, dentro da lei! É sempre bom lembrar que não existe a possibilidade de simplesmente não pagar imposto. Se alguém já te ofereceu esse milagre, desconfie!


Um exemplo clássico de planejamento bem sucedido é o caso do famoso chocolate sonho de valsa. Não sei se você reparou, mas a embalagem do chocolate mudou. Antes era embalado como um bombom; agora é selada. Essa mudança fez parte de um reposicionamento de marca do produto, mas também de uma estratégia tributária.


É que antes o sonho de valsa era considerado, para fins tributários, como um chocolate. Atualmente, é considerado um wafer. Na prática, essa alteração de conceito de produto pela Lacta fez com que o sonho de valsa entrasse numa nova classificação da Tabela dos Impostos sobre Produtos Industrializados (TIPI), saindo de uma incidência de IPI de 5% (que incide sobre o chocolate) para 0% (que incide sobre o wafer).


Esse case reforça a importância da assessoria tributária para as empresas. Uma gestão de sucesso passa por uma boa assessoria, uma que conheça a fundo o negócio da empresa e suas nuances, para auxiliar o empresário a encontrar soluções de economia tributária e financeira, além de atingir uma maior eficiência empresarial. Pense nisso!


Por Andressa Targino

 
 
 

Comments


© 2022. Criado por @weverton. 

bottom of page