Transformação Digital – Você está cansado de ouvir, mas já entendeu mesmo do que se trata?
- Andressa Targino
- 4 de mai. de 2021
- 8 min de leitura

As mudanças determinadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias trouxeram diferentes possibilidades para as empresas: desde o relacionamento com os clientes e com os colaboradores, até o fomento de estratégias distintas para gerir os negócios e aumentar a competitividade.
O maior acesso aos recursos tecnológicos criou oportunidades para empresas de todos os portes, inclusive as micro e pequenas, que conseguem impulsionar seu negócio mais facilmente no ambiente virtual.
Hoje, a chamada "jornada do comprador", ou seja, todo o processo que envolve a decisão de compra, ocorre principalmente no meio digital para 67% dos consumidores, de acordo com dados da consultoria Sirius Decisiun, uma empresa especializada em marketing e pesquisas de negócios B2B (Business to Business, ou seja, entre duas empresas).
Isso significa muito mais do que vender online: para alavancar o negócio, é importante oferecer canais de interação com o cliente, seja para solucionar dúvidas, seja para conhecer melhor o seu portfólio de produtos.
Além disso, a transformação digital inclui tecnologias capazes de melhorar a gestão, como a possibilidade de armazenamento de informações em nuvem, análise de dados e estratégias de marketing.
E se você ainda acha que transformação digital não é pra você, eu te desafio a continuar lendo esse artigo.
As mudanças impostas pela transformação digital vêm acontecendo de forma intensa e rápida. Um exemplo disso é o uso de smartphones. Até recentemente, o aparelho era utilizado apenas para telefonemas urgentes.
Hoje, no entanto, ele substituiu uma série de equipamentos: telefone convencional, câmera fotográfica, despertador, GPS, calculadora, gravador, entre outros. Com a evolução dos meios de pagamento, o celular também já é usado para transações bancárias, tornando obsoleto o uso cartões de crédito e débito.
Pesquisas indicam que os smartphones são o principal meio de acesso à Internet da maioria dos brasileiros, especialmente a geração mais jovem. Quem nunca quis comprar um determinado produto e, antes, usou o aparelho para pesquisar preços e características nos sites online?
Esse é apenas um exemplo que ilustra o quanto o ambiente digital se tornou importante para as empresas e para as decisões de compra. Empreendimentos formalizados antes do surgimento ou disseminação da internet e das várias ferramentas tecnológicas possibilitadas por ela têm um grande desafio, que é ganhar competitividade nesse novo mercado.
Essas empresas precisam começar a fazer uso da tecnologia para aumentar o alcance de seus negócios e melhorar os seus resultados. Esse processo de mudança resume o conceito de transformação digital.
Ou seja, a transformação digital consiste em inserir no negócio as várias ferramentas tecnológicas disponíveis, com o objetivo de elevar o desempenho e a competitividade.
Quer alguns exemplos de tecnologias capazes de impulsionar os alcances e resultados das empresas?
Inteligência artificial
A tecnologia que permite que sistemas simulem o raciocínio humano não é algo restrito a grandes corporações. Você já foi atendido por um chatbot, um robô que consegue fazer uma triagem das demandas do cliente e direcioná-los para a solução? Esse é um dos usos da inteligência artificial.
Essa tecnologia, que baseia suas respostas na análise de dados relativos à base de clientes agiliza soluções e oferece uma experiência melhor para o consumidor. Além disso, ela norteia ações de marketing direcionadas ao perfil dos usuários, com sugestões de acordo com as suas preferências. Empresas, como a Amazon, ou a Netflix, fazem sugestões para os clientes, baseadas no registro e análise de suas escolhas.
A mesma técnica também pode ser aplicada na página online de qualquer empreendimento. Isso permite saber quais links o usuário abriu, quanto tempo ele permaneceu no site, quais produtos o interessaram mais, entre outros detalhes.
Armazenamento de dados
De nada adianta ter tantos dados acerca da base de clientes se eles não passarem por uma triagem e forem armazenados de maneira segura. Nesse sentido, o armazenamento em nuvem, hoje, é fundamental para as empresas.
Sem essa alternativa, seriam necessários grandes gastos com manutenção de servidores e espaço para armazenamento.
Além disso, a nuvem permite que as informações sejam acessadas a partir de qualquer local, simplificando vários processos na empresa.
Um exemplo disso é o atendimento de um vendedor, no endereço do cliente: com comandos simples em seu smartphone, é possível elaborar um orçamento em tempo real, conferir o estoque de produtos e emitir guias de pagamento, entre outros.
Mas lembre-se: esses dados de clientes precisam ser protegidos, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados. Em outro artigo falaremos melhor sobre isso.
Gestão Inteligente – e Eficiente – na Transformação Digital:
As mudanças necessárias para implementar a transformação digital demandam a necessidade de criação de uma nova cultura na empresa.
No exemplo citado, do vendedor que acessa a rede de dados em nuvem para agilizar o atendimento ao cliente, fica claro que é fundamental que ele esteja preparado para agir dessa forma e acredite na estratégia. A nova cultura tem que fazer parte de todos os processos da empresa.
Por isso, a equipe precisa ser treinada para o uso das novas ferramentas. Mais do que isso, é necessário que os colaboradores entendam a importância da transformação digital para o resultado dos negócios e para o seu próprio crescimento profissional.
É importante destacar que a transformação digital não elimina postos de trabalho. Na verdade, o que ocorre é que algumas tarefas passam a ser automatizadas. Com isso, os profissionais precisam ter uma qualificação diferente para supervisionar os sistemas.
Para compreender melhor, basta pensar nas transformações do setor bancário. Embora a automatização dos sistemas tenha reduzido a quantidade de funcionários de atendimento nas agências, para que todo o processo funcione com agilidade e segurança, é necessário contar com mão de obra especializada, ou seja, profissionais da área de tecnologia da informação (TI).
O gestor da empresa tem papel fundamental nesse processo de mudança de cultura. É ele quem vai introduzir as novas regras e orientar a equipe acerca das atualizações e necessidade de especialização.
Além disso, cabe ao líder identificar, junto aos colaboradores, os pontos de melhoria e as rotinas da empresa que podem ser otimizadas com a transformação digital. A aposta nessa nova cultura proporciona diversos benefícios para as empresas:
• ao promover maior eficiência operacional, um dos principais reflexos é a redução de custos;
• maior valorização da qualificação profissional;
• os colaboradores perdem menos tempo em tarefas burocráticas, podendo focar em ações que resultem no desenvolvimento dos negócios da empresa;
• melhor atendimento aos clientes;
• maior taxa de fidelização de consumidores;
• possibilidade de uso dos dados para definir novas estratégias para o negócio, antecipar tendências de mercado ou corrigir gargalos;
• melhor controle de estoques e de entregas dos produtos ao consumidor"Sou Micro ou Pequeno Empresário. Transformação Digital é mesmo pra mim?"
A transformação digital promove resultados positivos para empresas de qualquer porte ou segmento de mercado. Mesmo as micro e pequenas empresas podem se beneficiar da tecnologia, utilizando algumas ferramentas de comunicação com os clientes e adotando estratégias para impulsionar seus resultados.
Comunicação
Muitas empresas de pequeno porte, como salões de beleza, oficinas mecânicas e pequenos varejos já utilizam aplicativos de mensagem, como o WhatsApp ou o Telegram, para se comunicar com os clientes. Essa estratégia agiliza o atendimento, permite o envio de informações e promoções e aproxima o consumidor.
No entanto, é importante que o cliente autorize tal interação. Caso contrário, sua empresa pode parecer invasiva. Além disso já está em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, que visa proteger as informações pessoais dos cidadãos. Assim, todos os dados particulares devem ser protegidos e usados apenas sob permissão do consumidor.
Outro detalhe importante é que, ao aplicar tal estratégia de comunicação, a empresa deve seguir algumas regras:
• só envie informações que forem realmente relevantes para o consumidor, evitando spam;
• ao oferecer esse canal de comunicação é fundamental ter alguém preparado para respostas rápidas;
• evite a criação de grupos para envio de mensagens, pois dessa forma todos podem visualizar os dados de contato dos demais e eventuais conversas. Quando houver necessidade de envio de informações para várias pessoas, opte pelas listas de transmissão;
• use uma foto de perfil que remeta à marca e mantenha sempre o atendimento cordial e atencioso;
• evite o envio de áudios;
• só envie imagens ou vídeos quando solicitado;
• o uso de emoticons, gifs e linguagem informal só é recomendado quando isso fizer parte do perfil de seu públicoPresença digital
Sua empresa precisa ter presença digital, seja por meio de um site, seja nas redes sociais ou, ainda, em ambos. Para isso, é importante analisar o perfil de seu público e entender qual tipo de estratégia é mais adequada, ou seja, qual canal é mais utilizado.
Lembre-se de que é importante que as postagens sejam alinhadas ao perfil de seus clientes e aos valores da empresa, com informações claras e objetivas. Assim como no caso dos aplicativos de mensagens, é necessário ter alguém que forneça respostas rápidas e soluções, mesmo que a empresa aposte no uso de chatbots.
Outra forma de garantir a presença digital é cadastrando a sua empresa no Google Meu Negócio ou mesmo em aplicativos de trânsito, como o Waze, que além de indicarem a localização, ainda fornecem outros detalhes sobre a marca e permitem que usuários e clientes opinem sobre o negócio.
"OK, estou convencido! E agora? O que fazer para implementar a Transformação Digital?"
Primeiro, compreenda a transformação digital como uma nova estratégia para a sua empresa. Por este motivo, traga todas as pessoas envolvidas na sua operação para que vistam a camisa da implantação!
Use a criatividade
Explore os novos canais de comunicação com os seus clientes. Hoje, um vídeo bem elaborado, uma postagem adequada nas redes sociais ou, até mesmo, a parceria com um influencer local podem render resultados mais interessantes do que uma mídia paga em jornal de grande circulação ou mesmo em rede televisiva.
Conheça as tecnologias
Para começar a implementar as mudanças, é fundamental conhecer as novas tecnologias e orientar sua equipe sobre as boas práticas no uso de cada ferramenta.
Foque na inovação
Com base nas informações captadas nos diversos canais de comunicação com os clientes, antecipe-se às tendências e inove em seu negócio. Procure entender o perfil de seu público e as suas necessidades, observe as suas preferências por meio da interação e busque soluções para
as suas demandas.
Para isso, é importante também acompanhar determinações legais e notícias relativas ao seu setor de atuação, que podem criar oportunidades para novos nichos de negócio. Vale também observar as características do local onde a sua empresa está instalada.
Por exemplo, se você tem um varejo alimentar em uma região com alta concentração de comércio, que tal passar a oferecer refeições rápidas e conquistar novos clientes? Ou, ao contrário, se está em um bairro residencial, aumente a oferta de itens semiprontos, que facilitam o dia a dia de quem chega tarde do trabalho.
Pense na experiência do cliente
Se você quer fidelizar a sua base de clientes, é importante garantir que tenham a melhor experiência, não apenas no momento de compra, mas também no pós venda. Mantenha sua equipe preparada para solucionar dúvidas rapidamente, assim como resolver problemas técnicos ou de garantia.
Faça um bom planejamento
É essencial investir no planejamento. Assim, depois de conhecer melhor as ferramentas e identificar as estratégias mais adequadas ao seu negócio, vale a pena estabelecer um mapeamento de cada etapa, definindo as estratégias necessárias para cada fase.
Acompanhe os resultados
Você já ouviu falar em indicadores de performance, ou KPIs? Trata-se de métricas que ajudam a mensurar os resultados das ações adotadas pela empresa. Escolha os KPIs mais adequados ao seu negócio e acompanhe os resultados, para conferir as iniciativas estão trazendo os resultados esperados.
Mantenha a sua equipe engajada
Invista na qualificação de seus colaboradores, apresente os resultados e demonstre o potencial das ferramentas digitais adotadas. O engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso da estratégia.
Como você percebeu, a transformação digital é fundamental para a visibilidade de sua empresa, além de proporcionar economia de recursos e de tempo. Com a adoção das novas ferramentas, seu negócio se torna mais competitivo e atinge de forma mais eficiente o público.
Essas mudanças são um caminho sem volta. Cada vez mais, empresas de todos os segmentos estão investindo em meios para melhorar a experiência do cliente e conquistar a sua fidelização. Aquelas que não adotarem as novas ferramentas tendem a ser desvalorizadas e, com o tempo, perdem a preferência do consumidor.
Lembre que a transformação digital é um conceito amplo, que inclui estratégias de marketing, relacionamento, boas práticas na entrega de mercadorias e controle de estoques (como sistemas logísticos de roteirização), entre outros. As mudanças impactam os resultados da empresa de forma significativa, pois, além de otimizarem o trabalho, reduzem perdas e garantem a satisfação dos clientes.
Mais do que uma simples adequação tecnológica, a transformação digital é uma mudança obrigatória para as empresas que desejam permanecer no mercado!
Fonte: Sebrae



Comentários